quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Especial | KiShouRaku

O grupo de Yosakoi Soran Kishouraku surgiu em Outubro do ano de 2007 através de um workshop realizado na Universidade de Brasília (Unb) pelo grupo Sansey de Londrina - PA .O nome KiShouRaku vem da junção de três kanji:
- Ki de alegria
- Shou de voar/pular
- Raku de diversão
Esses sentimentos que são os trazidos pelo grupo durante suas performaces e em cada apresentação divulgando cada vez mais a cultura japonesa em todo o Distrito Federal (DF).


O Yosakoi (よさこい) é uma canção tradicional japonesa da provincia Kochi, falando sobre o amor secreto entre um monge e uma mulher. Em 1954 o bairro comercial da cidade resolveu fazer um festival para estimular a economia local, num lugar onde as pessoas poderiam dançar ao ritmo do Yosakoi. E para diferencia-lo de outros festivais, foi usado o Naruko (que é usado para espantar pássaros que vinham destruir suas plantações). O significado da palavra Yosakoi vem do "Yoru ni koi" ( venha a noite ).



O Soran Bushi (ソーラン節) assim como o Yosakoi, é uma das mais famosas músicas tradicionais do Japão.Criada meio aos pescadores da província de Hokkaido.A dança consiste em movimentos de pescadores assim como puxar a corda, jogar a rede, carregar peso sobre as costas, entre outros mais. Em muitas partes de todo o Japão o Soran Bushi acompanha os famosos Bon Odori's .



A mistura das duas culturas é o que forma o Yosakoi Soran, uma dança conteporânea japonesa que utilizam de vestes coloridas, uso do instrumento "Naruko" e podendo ser praticada em qualquer idade trazendo alegria aos participantes e a todos a sua volta.



O Grupo KiShouRaku fez seu "Debut" no 9º Festival de Yosakoi Soran Brasil sendo até matéria de um blog vietnamita com a performace da música Genpei, representando todo o sentimento trazido pelas Guerras Genpei (源平合戦 ) que ocorreram no Japão entre os anos de 1180 e 1185 ( no final da era Heian ) na luta entre as principais e mais ricas famílias da época os Minamotos e os Tairas, com suas respectivas cores azul e vermelho, onde os Minamotos vencem a guerra acabando com os conflitos.



Para a maior divulgação do grupo foi criado um canal no youtube chamado de "KiShouRaku Tv", onde se passam capítulos de viagens, apresentações e brincadeiras do próprio grupo mostrando seu trabalho. Aqui abaixo temos todos os últimos 5 episódios desse incrível canal.

Episódio 1 - @Bunkasai 2011 Gyn



Episódio 2 - KiShouRaku's House



Episódio 3 - #9FYSB



Episódio 4 - Workshop 2011


Episódio 5 - Showtime


" 喜 -  Ki...Yorokobu.
  翔  -  Shou...Tobu.
  楽  -  Raku....Tanoshimu.

  Soran tenka, warera no teni......!

  ソーラン天下 我らの手に   !!! "
____________________________________________________________________________________
Para quem se interessou pelo grupo, gostaria de participar ou mesmo conhecer o grupo cliquem em Facebook para ir para a página do grupo, Twitter para segui-lo ou mandem um email para o grupokishouraku@gmail.com
 


Fontes:
http://www.nippobrasilia.com.br/entidades/odori/kishouraku/index_html
http://www.yosakoisoran.org.br/grupos/kishouraku/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Yosakoi_Soran


Quem gostou, compartilha, faz um comentário dá um like no Facebook, Retwitta e uma dica, apertem Ctrl + D para adicionarem o blog ao seu Favoritos.